Acabei de chegar de uma volta por algumas das livrarias mais legais de Londres. Nada como morar no bairro que serviu de casa pra Virginia Woolf, Edgar Allan Poe, Charles Dickens, Karl Marx (se considerarmos a British Library sua casa) e John Keynes. A casa do Keynes fica atrás do meu instituto e quase chorei quando vi a plaquinha...
Aí vão umas dicas boas pra quem tiver pensando em passar em Londres em breve e adora livros:
A
Judd Two Books, que fica a dois prédios da minha casa, é charmosérrima e inacreditavelmente barata. Vi hoje um superdicionário Oxford por cinco libras! Guias de viagens maravilhosos e livros de arte novíssimos por preços mais baixos que os dos sebos da Rua do Senado.
A um quarteirão dela está o
Skoob, um dos melhores sebos daqui. Comprei o meu Rough Guide da Itália, de 1995 (tá bom!!), por seis pounds! Estou indo pra Veneza, Bolonha, Florença e Roma em dezembro. Volto depois do Natal.
De lá, segui pra
Ulysses, uma livraria que vende obras antigas e valiosas. Lugar lindo, mas com cara de caro, claro.
Voltando de lá vi tive a maior surpresa da tarde. Chama-se Quinto Books. Um sebo/livraria em frente ao British Museum. Muitos libros de história, organizados pelos países, muitas coisas de viagem tb, teatro, sociologia... O máximo.
A última parada foi na
Waterstones. A Saraiva daqui. Me rendi ao sistema pq tava precisando comprar o meu Longman Activator. Superdicionário de inglês que eu deixei no Brasil e ainda não me perdôo por isso... Foram-se 24 libras.
Mas essa experiência de aprender a viver com pouco dinheiro é interessante. Passei semanas pensando no dicionário e me odiando por não tê-lo trazido. Fui duas vezes à Waterstones paquerá-lo, pensando se comprava... Hoje decidi que não tinha jeito. Só falou voltar pra casa saltitando de felicidade. Nada como comprar uma coisa que a gente realmente precisa depois de dias de dúvida. Eta pobreza... :D